sábado, 25 de junho de 2011

Festival de Inverno é oficialmente lançada em Vale Vêneto

Distrito de Vale Vêneto é conhecido como uma região que cultiva suas tradições italianas, mais especificamente aquelas trazidas pelos imigrantes da região do Vêneto. É a eles que se deve a bela arquitetura do lugar, a sua apreciada gastronomia e inclusive o dialeto vêneto, até hoje falado neste distrito do município de São João do Polêsine. Entretanto, ao menos uma vez por ano, os moradores têm a oportunidade de assimilar elementos de diversas outras culturas e países. É quando acontece o Festival Internacional de Inverno, que neste ano ocorre de 24 a 31 de julho. Em troca, os participantes deste evento deliciam-se com a culinária e a cultura locais, durante a Semana Cultural Italiana, que ocorre simultaneamente ao festival.

Na noite de quarta-feira (25), foi dada uma amostra do que Vale Vêneto vai oferecer ao público e participantes do festival e da semana italiana, que estão em sua 26ª edição. É quando ocorreu o lançamento de ambos os eventos, no salão paroquial da comunidade. Na ocasião, houve o descerramento do cartaz oficial do festival, produzido pela Facos Agência, que – em conjunto com a Agência Experimental de Relações Públicas – está fazendo a assessoria de comunicação social deste evento. Ambas as agências são laboratórios dos cursos de Comunicação Social da UFSM.

Em seu pronunciamento, o vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert, deu destaque ao tamanho e importância que o festival adquiriu ao longo dos anos, colaborando não só no ensino e divulgação da cultura produzida na universidade, mas também no desenvolvimento da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana.

“Mais de 5 mil estudantes já participaram do festival desde o seu início. Vários municípios já começaram festivais como esse e não conseguiram sustentá-lo por muito tempo. A comunidade de Vale Vêneto, junto com a Semana Cultural Italiana e a UFSM, consegue sustentar um festival que tem 25 anos de história”, afirma Dalvan.

A coordenadora do festival, professora Vera Lucia Vianna, agradeceu a colaboração de seus colegas do Departamento de Música da UFSM na organização do evento. Como uma das principais novidades desta edição, ela destacou a realização de um curso de formação continuada em música para professores de educação infantil da Quarta Colônia.

“O que é o Festival Internacional de Inverno? O que é um festival? A palavra ‘festival’ vem de ‘festa’, celebração em que pode haver música, entretenimento e integração. O nosso festival é exatamente isso. Temos as oficinas para os alunos, as oficinas de música para as crianças e jovens da comunidade, os recitais gratuitos e abertos ao público”, destaca a professora.

Melhorias na infraestrutura de Vale Vêneto foram destacadas pela prefeita de São João do Polêsine, Denise Milanesi. Entre elas está a pavimentação com paralelepípedos de um trecho de 400 metros em uma rua de acesso ao distrito. A previsão é de que a obra esteja pronta até o início do evento. A prefeita ressaltou também a participação de pessoas de outros municípios da região na realização do festival.


“Nós não podemos dizes que o festival é da UFSM nem da comunidade de Vale Vêneto. Este festival é regional. Agora há pessoas de Ivorá preparando um coral para se apresentar aqui. Há pessoas preocupadas em plantar alfaces e radicci para servir no festival. Há aqueles que já estão engordando gado para servir de almoço aqui. Há aquelas pessoas preocupadas com todos os afazeres do festival”, destaca a prefeita.

O coordenador da Semana Cultural Italiana, Luiz Pivetta, salientou a responsabilidade de se manter a continuidade e a tradição destes eventos: “estes dois eventos são tão esperados por nós e por um público fiel, que a cada ano aumenta. Falar do festival e da semana cultural é lembrar de uma caminhada, de uma história já escrita, mas também nos deixa o legado de escrever a próxima página”.

Pivetta também lembrou que em 2011 a comunidade celebra dois aniversários importantes para Vale Vêneto: os cem anos da Paróquia Corpus Christi e os 125 anos da chegada dos padres palotinos à localidade.

Na opinião do padre Valentim Pizzolatto, pároco de Vale Vêneto, o distrito é um local ideal para a realização de um festival como este: “Vale Vêneto é um lugar ideal para nós termos muita arte. Ela está junto com a beleza natural, que complementa a arte também. A arte está muito próxima do divino, porque ela mexe com os nossos sentimentos, com o nosso mundo interior. E o divino está principalmente no nosso interior”.

Ao final dos pronunciamentos, foi a vez de a música se manifestar, com a apresentação ao vibrafone de dois alunos do 7º semestre do curso de Música (Bacharelado em Percussão) da UFSM. Fernando Menino tocou “Blues for Gilbert”, de Mark Glentworth. Depois dele, Eduardo Prado executou a música “Bem-Vindo”, composição de Ney Rosauro, ex-professor do curso de Música da UFSM.

O festival e a semana italiana são uma promoção da UFSM e seu Departamento de Música, da escola de música da University of Georgia (EUA), da Prefeitura de São João do Polêsine e da comunidade de Vale Vêneto. No lançamento, também esteve presente o diretor do Centro de Artes e Letras (CAL), Pedro Brum Santos, professores e servidores do Departamento de Música, diversos pró-reitores, além de prefeitos e líderes da comunidade e região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário